Facebook

Última Atualização do site:  

18/04/2024 16:58:14

Zmail
Cadastro Rural
ÚLTIMAS NOTÍCIAS /
Visualizada 396 vezes
Região de Londrina tem tremor de 2,1 graus na escala Richter, segundo Centro de Sismologia da USP
Quinta-feira, 25 de outubro de 2018
 
Tremor foi registrado às 14h45 de quarta-feira (24). Defesa Civil informou que não houve registro de danos.
 

A região de Londrina, no norte do Paraná, registrou um tremor de 2,1 graus na escala Richter, às 14h45 de quarta-feira (24), segundo Centro de Sismologia da Universidade de São Paulo (USP). O tremor é considerado de baixa intensidade.

Conforme informação divulgada no site do Centro de Sismologia, a origem do tremor foi em Ibiporã, perto do limite com Londrina.

Vinte e uma pessoas fizeram relatos do tremor na cidade na ferramenta “Sentiu aí?”, disponibilizada pelo Centro de Sismologia. De acordo com os relatos, todos de Londrina, o tremor foi sentido em várias regiões da cidade.

"Eu e mais uma pessoa, que estava em casa comigo, sentimos as paredes tremerem e o barulho bem nítido, os cachorros ao redor latiram muito. Deve ter durado uns 3 segundos", informou uma moradora no site do Centro.

O professor Marcelo Bianchi, do Centro de Sismologia da USP, informou que tremores de pequena intensidade como o que ocorreu em Londrina são difíceis de detectar automaticamente.

A ferramenta "Sentiu aí?" auxilia os pesquisadores no monitoramente de tremores. A partir dos relatos, eles podem fazer uma busca manual nos registros e identificar o local do tremor e a intensidade.

A Defesa Civil de Londrina recebeu, por volta das 15h de quarta, quatro chamados relatando um barulho de explosão seguido de tremores. Três ligações foram da região norte e uma da região leste.

Ainda de acordo com a Defesa Civil, não foram registrados danos aos imóveis.

Histórico de tremores
Um levantamento no site do Centro de Sismologia da USP, entre 2015 e 2018, mostra 12 registros de tremores na região de Londrina. O desta quarta foi o de maior intensidade, 2,1 graus na escala Richter. O de menor intensidade foi registrado em 31 de janeiro deste ano, de intensidade 0,6.

Houve também um registro no dia 4 de outubro, que foi registrado por um mortador na ferramenta "Sentiu aí?".

Em agosto, os moradores da região oeste de Londrina sentiram a terra tremer. No fim de janeiro deste ano, foram outros quatro registros de tremores na cidade.

Fonte: G1

 
 
 Outras Notícias
VER TODAS
 

HORÁRIO DE ATENDIMENTO: De Segunda à Sexta das 8:00 às 11:30 e das 13:00 às 17:30

Rua Pref. José Buhrer Junior, 462 - Centro

Cep: 84430-000 - IMBITUVA - Paraná

(42) 3436-1639 - (42) 3436-1342

prefeitura@imbituva.pr.gov.br