Facebook

Última Atualização do site:  

26/07/2024 16:42:20

Zmail
Cadastro Rural
ÚLTIMAS NOTÍCIAS /
Visualizada 532 vezes
Casos de diabetes crescem 20% em em um ano no Brasil
Quarta-feira, 18 de novembro de 2015
 
 

Um estudo da Federação Internacional de Diabetes mostra que do ano passado para cá o número de brasileiros com diabetes deu um pulo. Já são mais de 14 milhões de adultos com a doença.

A auxiliar de hotelaria Diana Maria Alves descobriu que estava diabética há seis meses. O caso dela confirma uma estatística internacional; a doença voltou a crescer no país, mais 20%, do ano passado para cá. “Me sentia muito enjoada, vontade de deitar. Muito enjoo, eu não consigo nem ficar em pé. E perdendo muito peso”, diz.

O atlas 2015, da Federação Internacional de Diabetes, mostra que o Brasil tem mais de 14 milhões de casos hoje em dia. No ano passado havia 11 milhões de adultos com a doença.  

E a herança familiar é um fator que colabora para que a doença se espalhe. O coordenador de recursos humanos André Sarmento é diabético há 10 anos. O pai dele morreu por causa dessa doença, que a mãe e o irmão também têm. O André se cuida, mas a taxa de açúcar no sangue ainda continua alta. É um pouco difícil abrir mão de certas coisas que a gente gosta, mas a gente vê que não tem jeito. É cortar o açúcar, o refinado eu cortei da minha vida. Os doces eu diminui bastante”, conta.   

No ranking do diabetes, o Brasil aparece em quarto lugar atrás apenas de China, Índia e Estados Unidos. Isto é um sinal de que falta prevenção para reduzir o número de casos, de acordo com a Sociedade Brasileira de Diabetes.

“Gasto de saúde em diabetes, nós somos o quinto do mundo, quer dizer já dá para assustar qualquer um. Se a gente não fizer nada nós não vamos ter médico, nós não vamos ter recurso, nós não vamos ter enfermeira, nem para tratar a doença, nem para tratar as graves complicações que são decorrentes dela”, alerta Walter Minicucci, presidente da Sociedade Brasileira de Diabetes.

E como o ministério da Saúde está combatendo o avanço da doença?

“O ministério da Saúde através do programa Saúde da Família, do programa Mais Médicos, ele tem cada vez mais identificado de forma precoce os pacientes com diabetes. Nós, então, fazemos um acompanhamento. Tem protocolos na medida que as pessoas entram nos critérios de risco”, explica Deborah Malta, diretora do Departamento de Vigilância de Doenças.

Cada um de nós tem que ajudar a combater e evitar este mal e não é tão difícil assim. “O diabetes, ele pode ser controlado e evitado com um controle nutricional, controle do peso. Evitar alimentos industrializados, excesso de gordura. Tudo isso é um facilitador para o controle, ou minimente, para uma prevenção do diabetes”, afirma a médica Scykla Reis Salgado.

 
 
 Outras Notícias
VER TODAS
 

HORÁRIO DE ATENDIMENTO: De Segunda à Sexta das 8:00 às 11:30 e das 13:00 às 17:30

Rua Pref. José Buhrer Junior, 462 - Centro

Cep: 84430-000 - IMBITUVA - Paraná

(42) 3436-1639 - (42) 3436-1342

prefeitura@imbituva.pr.gov.br