Facebook

Última Atualização do site:  

03/02/2023 16:16:31

Zmail
Cadastro Rural
ÚLTIMAS NOTÍCIAS /
Visualizada 479 vezes
Médicos realizam cirurgia inédita no Brasil com paciente acordada
Segunda-feira, 21 de março de 2016
 
 

A técnica de produção Inez do Amaral, de 36 anos, passou por uma craniotomia acordada (awake craniotomy) para clipagem de um aneurisma cerebral, na Santa Casa de Londrina. A cirurgia é inédita no País, conforme informação repassada nesta segunda-feira (21) por médicos da Santa Casa. 

Conforme os cirurgiões, durante quase toda a operação, que durou duas horas e meia, Inez ficou acordada, conversando com a equipe médica. Essa comunicação facilitou para os médicos apurar se a cirurgia causava alguma mudança na área do cérebro que pudesse provocar sequelas. 

Os médicos acordaram a mulher só quando a equipe começou a trabalhar no aneurisma. Ela foi medicada com sedativos de curta duração durante os procedimentos cirúrgicos, como no processo de serrar o osso. 

Para criar um canal de interação além da fala, Inez foi treinada para apertar um objeto (um pato de borracha) que emitia som. 

Os médicos explicam que a técnica da cirurgia é muito benéfica, pois viabiliza a possibilidade de monitorar funções vitais dos pacientes, que no caso da lesão de Inez, era principalmente da movimentação e fala.

 
 
 Outras Notícias
VER TODAS
 

HORÁRIO DE ATENDIMENTO: De Segunda à Sexta das 8:00 às 11:30 e das 13:00 às 17:30

Rua Pref. José Buhrer Junior, 462 - Centro

Cep: 84430-000 - IMBITUVA - Paraná

(42) 3436-12 33

prefeitura@imbituva.pr.gov.br