Facebook

Última Atualização do site:  

03/02/2023 16:16:31

Zmail
Cadastro Rural
ÚLTIMAS NOTÍCIAS /
Visualizada 2157 vezes
Iniciativa foi aprovada pela Câmara de Verea
Quarta-feira, 09 de setembro de 2015
 
 

Iniciativa foi aprovada pela Câmara de Vereadores e transformada em lei

 
A destinação correta dos resíduos é algo muito importante para qualquer município, pois isso interfere diretamente na saúde e qualidade de vida da população. Pensando na contribuição social desses trabalhadores, a Prefeitura de Imbituva através de iniciativas aprovadas pela Câmara de Vereadores e transformada nas leis 1579/2015 e 1580/2015 criam uma política de apoio a Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Imbituva (Ascamaretuva).

Na quinta-feira (27), o prefeito de Imbituva Bertoldo Rover assinou importantes documentos em favor da Ascamaretuva na presença dos integrantes da associação. Os documentos se referem ao Termo de Concessão de Direito Real de Uso do imóvel que é utilizado pela associação que fica situado no prolongamento da rua Fernandes Pinheiro, no bairro Nova Brasília, em Imbituva. Inclusive, os trabalhadores poderão fazer uso de dois barracões de pré-moldado existentes no local.
Outra importante conquista e que irá contribuir para a realização dos trabalhos diários da associação foi a doação de um caminhão, para serviços de coleta, triagem, preparo e comercialização dos materiais recicláveis que são coletados no município de Imbituva. 
 
INVESTIMENTO
A preocupação com a coleta seletiva é um assunto que vem sendo tratado já há algum tempo em Imbituva. Desde o início do ano, as estruturas do local onde é feito o transbordo estavam sendo readaptadas.
Informações da Secretaria de Meio Ambiente de Imbituva contabilizavam que cerca de 60% do material descartado pela população é reciclável. O trabalho de separação do lixo é feito pela Associação, que vende os recicláveis e emprega, cerca de 20 pessoas.
 
DICAS DE RECICLAGEM
 
- Primeiramente devemos fazer a coleta seletiva, ou seja, separar em casa três tipos de resíduos: lixo orgânico, lixo material não reciclável e lixo material reciclável (veja lista abaixo).
 
- O lixo reciclável deve ser limpo antes de separá-los para a reciclagem. Potes e embalagens sujas podem gerar odores desagradáveis, além de atrair insetos, ratos e outros animais. Portanto, lave aquele pote de iogurte antes de enviá-lo para a reciclagem.
 
- Existem alguns materiais que não são recicláveis, porém não devem ser descartados no lixo comum em função do alto grau de poluição e contaminação que geram no meio ambiente. Equipamentos eletrônicos, pilhas, baterias de celular e lâmpadas, por exemplo, devem ser entregues em locais apropriados. Muitos estabelecimentos comerciais já recolhem estes produtos para encaminhá-los à empresas que fazem o descarte de forma apropriada, sem prejudicar o meio ambiente.
 
- Saiba que nem todo lixo não orgânico pode ser reciclado. Portanto, é importante conhecer quais resíduos materiais podem ir para o processo de reciclagem (veja relação abaixo).
 
- Materiais que você pode separar na coleta seletiva e encaminhar para a reciclagem: potes, garrafas e embalagens de plástico e vidro, papel sulfite, jornais, papelão, revistas, embalagens de metal, materiais de ferro, garrafas pet, sacos plásticos, canos de plástico ou metal, tecidos, couro, fios elétricos, pregos e parafusos.
 
- Materiais não recicláveis: papel carbono, papel celofane, etiquetas adesivas, fitas adesivas, fotografias, latas de tinta e verniz, esponjas de aço, embalagens metalizadas, espumas, cabo de panela, esponjas de limpeza, embalagens de produtos tóxicos, vidros temperados, espelhos, porcelana, cerâmica, vidros refratários, cristais e isopor.

 
 
 Outras Notícias
VER TODAS
 

HORÁRIO DE ATENDIMENTO: De Segunda à Sexta das 8:00 às 11:30 e das 13:00 às 17:30

Rua Pref. José Buhrer Junior, 462 - Centro

Cep: 84430-000 - IMBITUVA - Paraná

(42) 3436-12 33

prefeitura@imbituva.pr.gov.br