Facebook

Última Atualização do site:  

28/03/2024 17:18:59

Zmail
Cadastro Rural
ÚLTIMAS NOTÍCIAS /
Visualizada 497 vezes
Tecpar entrega primeiro protótipo da Casa Sustentável
Quarta-feira, 10 de outubro de 2018
 
O protótipo, uma das ações do projeto Smart Energy Paraná, foi instalado no câmpus do Tecpar em Araucária, na Região Metropolitana de Curitiba, e será usado como referência para construç&
 

O Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar), em parceria com a Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar) e a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, apresentou, nesta terça-feira (9), o protótipo da Casa Sustentável, que testa tecnologias verdes em uma moradia de 44 metros quadrados com custos que podem ser enquadrados nas condições do Minha Casa, Minha Vida.

O protótipo, uma das ações do projeto Smart Energy Paraná, foi instalado no câmpus do Tecpar em Araucária, na Região Metropolitana de Curitiba, e será usado como referência para construções de moradias sociais no Paraná. A Casa Sustentável é uma residência com sala, cozinha, dois quartos e um banheiro. Os diferenciais do projeto vão desde a geração própria de energia elétrica ao aproveitamento da água da chuva.

O termo de compromisso assinado entre as instituições nesta terça-feira prevê que outras duas casas sejam construídas para gerar dados para os estudos do Tecpar, uma em Jacarezinho e outra na região metropolitana. A intenção é avaliar os dados dos três protótipos para chegar a um modelo que possa ser replicado em todas as regiões do Paraná.

O diretor-presidente do Tecpar, Júlio C. Felix, destacou, durante a apresentação da Casa Sustentável, que os dados gerados pelas tecnologias instaladas no protótipo agora serão validados. “Vamos validar este piloto para que esse protótipo se torne referência para construção de moradias populares no Paraná. O Tecpar, à frente do projeto Smart Energy Paraná, busca soluções na área de energias sustentáveis e, com a parceria com a Seti e com a Cohapar, soma competências para atender as demandas do Estado”, afirmou.

ODS - A Casa Sustentável cumpre sete de 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) propostos pela Organização das Nações Unidas para serem cumpridos até 2030. O principal deles é o número 11, que prevê tornar as cidades e comunidades mais sustentáveis.

O secretário estadual do Desenvolvimento Urbano, Silvio Barros, ressaltou a importância de buscar novas soluções sustentáveis na área de construção, explicando que 15% do custo de uma construção é referente à obra e os outros 85% à manutenção da construção. “O protótipo vai mostrar se com um investimento um pouco maior na construção podemos acrescentar tecnologias que vão baratear a manutenção da casa no futuro. O Tecpar está buscando inovações e as validações do instituto agora serão importantes para apontar quais as melhores soluções nesta área”, disse.

Cacá Pereira, superintendente de projetos da Cohapar, explicou que os estudos realizados pelo Tecpar serão importantes para a construção de moradias populares. “Esse projeto poderá gerar novas informações para viabilizar uma cartilha de boas práticas de construção”, disse.

Para Aroldo Messias de Melo Junior, diretor-geral da Seti, a Casa Sustentável é um projeto de grande envergadura para o Paraná. "O Tecpar sempre trabalhou na área de Ciência e Tecnologia e agora, ao apontar soluções na área de moradia social, apoia o Paraná para alavancar os índices de sustentabilidade".

Rodrigo Salvadori, secretário em exercício do Planejamento e Coordenação Geral, explica que a sociedade está engajada na busca da sustentabilidade. "Governos, municípios e empresas buscam as melhores práticas para compensar os efeitos sobre o meio ambiente", afirmou.

CARACTERÍSTICAS - O sistema elétrico da Casa Sustentável foi dimensionado para uma demanda de 200 kWh por mês, a média de consumo de uma casa de até quatro pessoas. Como o sistema de geração elétrica está ligado à rede, caso o consumo seja menor, o usuário terá um bônus que poderá ser abatido em meses de maior utilização de energia. Caso seja maior, o usuário só pagaria a diferença entre o que gerou e o que consumiu a mais.

Além da própria geração, a Casa Sustentável otimiza ventos, com o sistema de ventilação cruzada, que permite a circulação de ar pelos cômodos da casa com a orientação das janelas, contribuindo para o conforto térmico do ambiente.

Conta ainda com aproveitamento de água da chuva para uso na descarga de vasos sanitários, limpeza e irrigação de jardim, e foi pintada com tinta com baixo nível de Compostos Orgânicos Voláteis (COV) – linha conhecidas como “sem cheiro" –, e produzida com telha cerâmica na cor branca com utilização de lã de PET no forro, que ajuda no conforto térmico interno.

Presenças

Participaram da cerimônia de apresentação da Casa Sustentável o diretor de Desenvolvimento Tecnológico do Tecpar, Julio Salomão; o diretor Industrial, Rodrigo Silvestre; o diretor Comercial, Reginaldo Joaquim de Souza; e o diretor de Administração e Finanças, Valdir Pignata.

Fonte: Agência Estadual de Notícias

 
 
 Outras Notícias
VER TODAS
 

HORÁRIO DE ATENDIMENTO: De Segunda à Sexta das 8:00 às 11:30 e das 13:00 às 17:30

Rua Pref. José Buhrer Junior, 462 - Centro

Cep: 84430-000 - IMBITUVA - Paraná

(42) 3436-1639 - (42) 3436-1342

prefeitura@imbituva.pr.gov.br