Facebook

Última Atualização do site:  

28/03/2024 17:18:59

Zmail
Cadastro Rural
NOSSA CIDADE / Dados financeiros
 
Economia Imbituvense
   

Imbituva é conhecida como um pólo industrial têxtil no segmento de malhas, o que a faz conhecida como "CIDADE DAS MALHAS", com destaque para as peças em tricô, apresentando uma infinidade de modelos de peças de vestuário nas diversas malharias que compõem a Associação das Malharias de Imbituva.

Imbituva, conta hoje com aproximadamente 52 indústrias do ramo têxtil. As malharias surgiram há mais de 25 anos e cada vez mais estão ganhando espaço não só no Paraná, como também em outros estados. Elas geram atualmente mais de 500 empregos diretos e indiretos, envolvendo muitas vezes famílias inteiras. As indústrias estão em aperfeiçoamento contínuo, investindo em aquisição de equipamentos modernos para o setor têxtil, além de contar com profissionais de alta qualidade e vasta experiência no ramo. Existem micros, pequenas e grandes empresas que chegam a trabalhar com suas máquinas 24 horas por dia, para atender seus pedidos. A cidade de Imbituva compete em igualdade com as maiores potências no ramo têxtil.

O turismo, baseado no comércio de seus produtos de malha também têm atraído um grande afluxo de pessoas de cidades paranaenses como Curitiba, Ponta Grossa, Guarapuava, Toledo, Cascavel e Foz do Iguaçu, incluindo também turistas de estados vizinhos, como Santa Catarina e São Paulo. Especial destaque para a Femai Fest, feira de malhas realizada pela Associação de Malharias da cidade, sempre no mês de abril, que chega a receber cerca de 40 mil pessoas. A feira é realizada há mais de 20 anos.

Desde 2005 Imbituva passou a ser um Arranjo Produtivo Local (APL) no setor têxtil, com reconhecimento e apoio do Governo do Estado. Existem planos para a instalação na cidade de uma escola técnica com a oferta de cursos na área da manufatura têxtil além da implantação de um centro comercial para reunir os produtos das malharias da cidade. Também trabalha-se para viabilizar a exportação das peças produzidas nas indústrias de malha locais.

Além da industrialização e comércio de produtos têxteis a economia do Município de Imbituva é baseada na indústria madeireira, com destaque para o beneficiamento de madeiras e fabricação de móveis e utensílios deste material, segmento que gera mais de 20% do total de empregos entre a população economicamente ativa no Município.

No entanto é a agropecuária que responde ainda pela maior fatia do PIB do Município, com destaque entre os produtos agrícolas para as lavouras de soja, milho, feijão, fumo e trigo. Destacam-se também os rebanhos suíno (corte) e bovino (gado de corte e leiteiro), os galináceos (em especial para produção de ovos) e a produção de mel de abelha.

Destaque ainda para a produção de argila, produto da extração mineral empreendida por cerca de 14 estabelecimentos do Município, especialmente dedicados à produção de cerâmica vermelha, como tijolos e telhas para a construção civil.

 
 Outros Artigos
» Hino do Centenário de Imbituva
» História do Município
» Aspectos naturais e geográficos
» População Imbituvense

HORÁRIO DE ATENDIMENTO: De Segunda à Sexta das 8:00 às 11:30 e das 13:00 às 17:30

Rua Pref. José Buhrer Junior, 462 - Centro

Cep: 84430-000 - IMBITUVA - Paraná

(42) 3436-1639 - (42) 3436-1342

prefeitura@imbituva.pr.gov.br